Concertos

MÃES ANCESTRAIS

No CONCERTO MÃES ANCESTRAIS a intérprete soprano dramática Inaicyra Falcão apresenta ao público composições presentes no cd Okan Awa (Nosso Coração), disco que projetou a artista no cenário musical nacional ao interpretar cânticos tradicionais yorubá adaptados ao universo lírico. Okan Awa foi lançado em 31 de março de 2000 em homenagem ao centenário de nascimento da avó de Inaicyra, Maria Bibiana do Espírito Santo, a Mãe Senhora, Iyalorixá Oxum Muiwá, Iya Nassô. A artista é descendente da tradicional família Asipa, uma das linhagens fundadoras do reino africano de Keto. Os cânticos possuem letras em português e yorubá, isto é, a língua da tradição religiosa, preservada pela comunidade afro-brasileira, legado cultural do povo nagô. As adaptações foram feitas por Inaicyra Falcão, Beto Pelegrino e Paulo Adache, trabalhadas em cima de poemas em iorubá chamados orikis.

DURAÇÃO: 1h

 

 

INAICYRA EM 3 TEMPOS

Em Inaicyra em 3 tempos o público pode conferir uma apresentação com três referências musicais que tem suas origens marcadas, principalmente, pela herança africana nas Américas. O Show nasce do desejo desta intérprete criativa em ampliar seu repertório, assim resolveu incorporar também a investigação de outros autores e contextos inspirados na memória de uma cultura. A apresentação é composta por cânticos do cd Okan Awa (cânticos em yorubá e português, que homenageiam os ancestrais nos terreiros na Nago/Yorubá no Brasil e que foram adaptados ao universo lírico por Inaicyra Falcão e Beto Pelegrino); composições de Babi de Oliveira e Waldemar Henrique (inspiradas em lendas afro-brasileiras e indígenas) e Negro Spiritual (cânticos que eram entoados pelos negros escravizados enquanto trabalhavam nas plantações dos Estados Unidos da América). Os temas das canções giram entorno de elementos da natureza, ancestrais yorubás, lendas indígenas e elementos do cotidiano. O show Inaicyra em 3 tempos revela a voz atual da cantora, dialoga com a tradição e contemporaneidade, valorizando a história de povos que foram a base das sociedades americanas e oferece ao público em geral a possibilidade de apreciar o canto Etnolírico na voz da grande Interprete Soprano Dramática, Inaicyra Falcão.

DURAÇÃO: 1h15

 

 

 

MEMÓRIAS

Segundo Inaicyra Viver é fazer recordações, assim concebeu este concerto cujo repertório é uma viagem ao passado, músicas que embalavam as décadas de 50 e 60. Com a certeza de que as lembranças estão repletas do contemporâneo. A artista relata ainda que as músicas que interpreta neste apresentação escutava muito no convívio com sua mãe, Edvaldina Falcão dos Santos, que tinha o hábito de cantar durante sua lida no cotidiano. Inaicyra foi influenciada também pelos LPS de variados estilos e idiomas que seu pai, Deoscóredes Maximiliano dos Santos (Mestre Didi), escutava, além de acompanhar as programações musicais das rádios na época, como o “Parabéns para você” na Rádio Excelsior da Bahia. MÉMÓRIAS é um concerto para quem aprecia música brasileira e canto lírico.